Compreende-se espessura do papel a distância medida entre as duas faces da folha.
Cada tipo de papel, segundo sua composição fibrosa, conteúdo de cargas, tratamentos mecânicos aplicados, etc. , assume uma espessura que lhe é inerente.
Vale lembrar que dois papéis que apresentam a mesma gramatura podem ter espessuras diferentes.
Assim como a gramatura, a espessura é um fator de grande influência na maioria das propriedades dos papéis; mantendo-se a mesma gramatura, o papel pode ter diferente rigidez, compressibilidade, porosidade e absorvência da folha, entre outras características.
Papéis importados, em sua maioria, apresentam espessuras menores (considerando-se as mesmas gramaturas dos papéis nacionais). Sendo assim, um couche 150g importado parece menos espesso do que um couche 150g nacional. Isso acontece devido ao grau de compactação da folha.
[estou publicando no meu novo site www.luizalex.com.br venham me visitar!] Gosto de artes gráficas, gosto de offset, princípios de impressão e da teoria que dá suporte à ilusão de ótica da quadricromia. Sou apaixonado pela relação tinta x papel. Soma-se a isso minha paixão pelos negócios, pela disputa comercial, e pela vitória. É por isso que há 12 anos trabalho em vendas gráficas. O que mais eu penso sobre as coisas, sobre a vida, sobre tudo? Quem sabe consigo contar aqui.