sexta-feira, 3 de abril de 2009

Cores CMYK, cores RGB - Para meus amigos Roberto e Macarrão!

Ontem recebi um telefonema do meu amigo e cliente Roberto.
Cliente de alguns anos, e confiante no meu trabalho, sempre que tem uma dúvida técnica ele me liga para debater o assunto.

Dessa vez, meu amigo comprou uma belíssima imagem de um banco de imagens, na qual havia um tom de azul que impressionava pela pureza.

O Roberto, designer e fotógrafo experiente, estava tendo sérias dificuldades quando convertia a tal imagem de RGB para CMYK. Aquele azul, que era justamente o motivo de uso da imagem escolhida, ficava apagado, sujo e principalmente, não atendia mais a necessidade de comunicação do trabalho.









Ele me ligou por isso, pra tentar descobrir se havia alguma forma de fazer a conversão sem prejudicar tanto aquela que era a principal característica da imagem.











Conversei com o "Macarrão", encarregado de pré-impressão da Garilli, que mexeu na imagem de todas as formas, e até ligou pra outros amigos que trabalham em outras empresas, para ver se alguém conhecia alguma ferramenta que ajudasse nessa conversão. Nada.


Resolvi escrever algo sobre o assunto.

O "Gamut" de cores (ou "conjunto" de cores), representa as cores que podem ser reproduzidas utilizando-se essa ou aquela ferramenta.

De forma simplificada, o "gamut" reproduzível em RGB é apenas uma pequena parcela do espectro visível.
Ou seja, muitas cores que vemos na natureza ainda não podem ser reproduzidas em monitores e aparelhos de TV por exemplo, pois estes usam o padrão RGB para representação das cores.

Ainda assim, a quantidade de cores que podem ser reproduzidas em um tubo de raios catódicos ou em um monitor LCD é muito maior do que se consegue imprimir com o uso de tintas.


Isso ocorre porque conseguimos uma "pureza" muito maior com luzes RGB, do que com tintas CMYK.
Pra se ter uma idéia das limitações técnicas em termos gráficos, pense em um triângulo cujos vértices sejam cada um uma cor RGB (verde em cima, vermelho no pé direito e azul violeta no pé esquerdo).
As cores que vamos conseguir reproduzir em CMYK estão contidas dentro de um outro triângulo, que está inserido nesse primeiro, e de ponta-cabeça.

Tentei fazer um desenho disso de forma aproximada e colei aqui (mas sou péssimo nisso, ok?).

Se prestarmos atenção vamos perceber que uma quantidade imensa de cores fica de fora do "gamut" CMYK.


Por isso que meu amigo Roberto não consegue reproduzir o AZUL.

Encontramos para isso soluções no uso de cores especiais (por exemplo Pantone), que não dependem da mistura de tintas, mas que em muitos casos tornam o trabalho mais caro.


Bom final de semana a todos.

2 comentários:

  1. Caro Luiz Alex, realmente existe este problema de Gamut entre RGB e CMYK, por isso que eu te procurei, para descobrir uma alternativa para a minimização deste problema quando convertemos a imagem de RGB para CMYK. É um desafio tentar aproximar o máx. possível - (neste caso é impossivel reproduzir com 100% de fidelidade este azul em RGB) por isso tenho uma sugestão para não enfrentar problemas deste tipo com os clientes:
    1. Se o trabalho será impresso, jamais mostre a imagem RGB original para seu cliente aprova-la uma vez que será impossível reproduzi-la no processo gráfico.
    2. Para obter maior exito e satisfação de seus clientes, ao tratar as imagens (fotos) sempre faça todo o tratamento em RGB utilizando um espaço de cor maior possivel como por exemplo o ProPhoto para obter a máxima qualidade de imagem. Após finalizar o tratamento, se for apresenta-la para seu cliente, converta a imagem para o espaço ColorMatch que é o espaço RGB mais próximo do CMYK e se seu cliente gostar, na hora da conversão para CMYK vai dar tudo certo. A maioria dos fotografos envia aos clientes as fotos no espaço Adobe RGB ( ou até mesmo no sRGB) e depois quando o cliente gosta e aprova determinada imagem, a gráfica não consegue reproduzir os tons e vem então a decepção! Estas dicas podem ser aprofundadas consultando o livro "The Photoshop Lightroom Workbook".
    abraços a todos e vamos tentar reproduzir usando Pantone!!! rsrsrsrs
    Roberto Afetian

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse é um problema que nos Designer enfrentamos diariamente, o problema é que profissionais da área de fotografia estão acostumados a trabalhar em RGB e nã entedem como funcio o processo gráfico, não.. Não são todos mas isso realmente é um problema enorme para a gráfica que recebe o arquivo em RGB.

    Abraços

    ResponderExcluir