Define-se como gramatura do papel o peso em gramas de um metro quadrado de uma folha de papel, por isso sempre especifica-se: g/m².
A gramatura é a característica mais importante e talvez a mais facilmente identificável do papel.
Tem sua importância comercial baseada no fato de que o papel normalmente é comercializado por peso, o que influencia fortemente nos custos.
Por isso, sempre que se analisa o preço do papel, principalmente quando se compara com outro, devem ser levadas em consideração as diferenças de gramatura.
Normalmente o preço por quilo não muda entre papéis de mesma característica, por exemplo, um couche 90g/m² tem o mesmo preço por quilo do 115, do 150, do 170, etc.
A diferença no preço final do impresso se dá porque como se compra papel por quilo, quando temos 170g, vamos gastar mais papel (em peso) do que se usássemos um papel 115g, por exemplo.
Bom final de semana!
[estou publicando no meu novo site www.luizalex.com.br venham me visitar!] Gosto de artes gráficas, gosto de offset, princípios de impressão e da teoria que dá suporte à ilusão de ótica da quadricromia. Sou apaixonado pela relação tinta x papel. Soma-se a isso minha paixão pelos negócios, pela disputa comercial, e pela vitória. É por isso que há 12 anos trabalho em vendas gráficas. O que mais eu penso sobre as coisas, sobre a vida, sobre tudo? Quem sabe consigo contar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário