quinta-feira, 23 de julho de 2009

Papel - Características mensuráveis - introdução

Quais as características do papel que devemos levar em conta antes de escolher qual usar para o nosso produto ou serviço?
Bem, antes de mais nada, devemos prestar atenção na utilização do trabalho depois de impresso.
Não adianta escolher um papel muito barato para trabalhos elaborados, nem escolher um papel muito caro quando a produção será de uma quantidade muito grande de peças.
Temos que levar ainda em conta em que mercado a empresa está inserida, e qual a tendência desse mercado (exemplo: os bancos adotaram a linha do papel reciclado há algum tempo, é uma tendência forte a ser levada em consideração).
A legibilidade e a arte final também deve ser levada em consideração, pois o papel (sua coloração e textura) pode influenciar diretamente no resultado da impressão.
Falando dos papéis mais convencionais, acredito que as características principais seriam as Visíveis (Gramatura, Espessura, Brancura, Opacidade, Cor e Textura) e as Invisíveis (Tipo de Fibra, Colagem, pH e Umidade).
Nas próximas postagens vamos falar de cada uma dessas características, mas de nada vale analisá-las sem antes observar aquilo que foi dito nos parágrafos acima.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário