domingo, 17 de maio de 2009

Convenções, apenas convenções.

Vira e mexe noto uma certa confusão quando temos que transmitir a alguém o número de páginas de uma peça gráfica. Normalmente o problema está quando um fala "caderno", pensando em "lâmina" e o outro entende "caderno" com várias lâminas.
Como estou no meio gráfico, e vivo esse assunto muito mais do que meus leitores (normalmente designers e publicitários) vou dizer como fazemos normalmente, para que possamos usar a mesma forma de interpretação e não ter mais confusão.

Página: é cada face de uma unidade de leitura, impressa ou não. Se temos um folheto, 420x297 mm aberto, 210x297 mm fechado, impresso 4x4 cores e dobrado ao meio, temos uma lâmina contendo 4 páginas.
Convencionando que, página recebe esse nome estando ou não impressa, significa que, mesmo que tenhamos um folheto 15x21 cm, impresso 1x0 cor, teremos 2 páginas, sendo a página da frente impressa e a do verso em branco, então, NÃO EXISTE NADA COM 1 PÁGINA E PRINCIPALMENTE, NADA COM NÚMERO ÍMPAR DE PÁGINAS.
Qualquer peça gráfica precisa ter no mínimo 2 (duas) páginas, e, qualquer número de páginas acima disso DEVE ser par.

Lâmina: aqui temos 2 linhas diferentes a tomar.
Quando falamos de impressos grampeados, ou costurados, ou com lombada quadrada (tipo hotmelt), necessariamente temos que construir a peça com grupos de 4 páginas, ou seja, folhas dobradas ao meio contendo 4 páginas.
Pense então em "desconstruir" a revista VEJA (nosso exemplo agora).
Retire dela os grampos, e individualize cada "unidade gráfica impressa".
Vamos CONVENCIONAR de chamar cada uma dessas "partes" que devem medir algo próximo a 420x280 mm, de lâmina.
Portanto, quando falamos "lamina" estamos falando aqui de grupos de 4 páginas!
Então, quando alguém quer nos passar uma revista com 40 páginas, está querendo dizer, 10 lâminas.
Aqui uma pausa. As vezes recebo e-mails me pedindo cotação para um catálogo com 2 grampos e 42 páginas totais. Ora, se só tenho como grampear grupos de 4 páginas, como farei pra grampear essas 2 páginas soltas? NÃO TEM COMO.
Ou fazemos 44 páginas, ou 40 páginas. E isso é um desafio para os designers e diretores de arte, que devem adaptar o projeto ao sistema que escolheram para sua produção.
Bem, nem preciso dizer que 43 páginas é algo absolutamente fora de cogitação, certo?

Mas continuando a falar de lâmina, existe uma exceção: espiral, wire-o ou acabamentos similares.
Neste caso, a unidade impressa "desconstruída" não é de 4 páginas, mas de 2 páginas.
Se pegarmos uma apostila, por exemplo, e retirarmos o espiral da mesma, o que vamos ver são várias "folhas" soltas e sem nenhuma dobra.
Essas folhas, sendo impressas frente e verso, ou só frente, como já dissemos, são consideradas grupos de 2 (duas) páginas. Ou seja, no caso de apostilas, manuais e outros impressos, cujo acabamento é espiral ou similar, cada lâmina tem 2 páginas.
Uma apostila com 40 páginas 210x297 mm, então, significa, com 20 lâminas 210x297 mm.
Importante: a apostila pode ter apenas 20 páginas de texto, sendo que só as páginas da FRENTE são impressas, mesmo assim, devemos dizer APOSTILA COM 40 PÁGINAS, e especificar: 20 laminas 210x297 mm, impressas apenas frente.
Neste caso, podemos ter uma peça com 42 páginas, pois seria o mesmo que dizer 21 lâminas com 2 páginas cada, ok?

Mas o que são cadernos?
Cadernos são os "grupos" de lâminas unidos para impressão de acordo com o formato de entrada da máquina em que o material será impresso.
É uma nomenclatura usada DENTRO da gráfica, uma vez que cada gráfica tem seus formatos de impressão. Normalmente, não precisa ser usada por clientes de gráfica. Mas mesmo assim, vou exemplificar aqui (vou usar uma revista como exemplo).

Revista, 48 páginas em couche 115g + capa em couche 150g. Tiragem, 10.000 peças, toda a 4x4 cores:
Para essa tiragem, normalmente as gráficas imprimem a revista em máquina de folha-inteira.
Se a revista tem formato 210x280 (ou algo parecido com isso), significa que, a máquina consegue imprimir CADERNOS de 16 páginas, ou seja, cadernos formados por grupos de 4 laminas.
Então, para impressão de uma revista dessas, teremos 3 cadernos de 16 páginas + 1 caderno (tira-retira - falaremos sobre isso em próximas postagens) da capa.

Espero ter ajudado mais uma vez, e qualquer dúvida sobre o assunto, se eu puder responder, estou a disposição.

Abraços a todos, e uma boa semana!

Um comentário: