sexta-feira, 20 de março de 2009

Aproveitamento de papel quando realmente importa (1)

Há tanto pra se falar sobre o assunto aproveitamento de papel que ainda nem sei por onde começar.
Uma das principais dúvidas dos meus clientes e amigos diz respeito à produção de revistas e catálogos. O que é melhor, usar o formato 21x28 cm ou 21x29,7 cm? E porque?

Posso afirmar categoricamente: use 21x28 cm.

Para se produzir um catálogo (ou revista) no formato 21x29,7 cm, temos necessariamente que usar o papel no formato 66x96 cm (pois é o formato que dá melhor aproveitamento).
Na montagem, para esse formato de folha, cabem 16 páginas em uma folha inteira, sendo que a área ocupada será de 4989,6 cm². Se a folha 66x96 cm tem uma área total de 6336 cm², vamos jogar fora 1346,4 cm² de papel para cada 16 páginas impressas, ou seja, 21,25% de todo o papel vai virar aparas.

Trabalhando-se com o formato 21x28 cm, podemos usar o papel de fábrica no formato 89x117 cm (formato de melhor aproveitamento).
Na montagem para esse formato de folha cabem 32 páginas em uma folha inteira, sendo que a área ocupada será de 9408 cm². Se a folha 89x117 cm tem uma área total de 10413 cm², jogaremos fora 1005 cm² de papel para cada 32 páginas impressas, ou seja, 9,65% de todo papel.

Comparando-se as 2 situações e optando-se pela segunda alternativa, pode-se economizar, em papel cerca da 11,60 %.

Vale lembrar que a redução de área por página será de aproximadamente 5,7%, facilmente adaptável ao seu projeto gráfico.

Espero ter ajudado!

2 comentários:

  1. Olá Luiz,
    Gostei muito do seu comentário sobre as páginas espelhadas com tarjas uniformes, foi realmente muito esclarecedor.
    Estou precisando de um suporte seu. Eu vou ter que diagramar um livro para uma determinada pessoa importante, será um livro de mais de 600 páginas e com capa dura. Gostaria que você me ajudasse a escolher o formato ideal para este livro, em termos de aproveitamento na gráfica, bem como como eu posso utilizar bem as corês, ou seja, tudo o que eu puder fazer para que este livro fique bem bacana. A capa será produzida por mim, gostaria que me ajudasse na elaboração desta capa.
    Obrigado.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Paulo, obrigado pelo comentário.
    Por favor, me mande seus contatos (email) para podermos falar.
    Abs.
    Luiz Alex

    ResponderExcluir